- A coloração dos cabelos, as cores são a base para que consiga o tom que deseja.
- O primeiro cientista a provar que a sensação de luz branca era o resultado da existência simultânea de "luzes" de vários matizes foi Isaac Newton, através de um experimento simples, que consistiu em fazer incidir um feixe de luz branca sobre um prisma. A luz emergente do prisma projetada num anteparo branco resultou numa sucessão de diferentes matizes semelhantes às observadas em um arco-íris.
O fato de o prisma promover a decomposição da luz branca comprova a natureza ondulatória da radiação, visto que esta se deve a variação do índice de refração do prisma nos diferentes comprimentos de onda. Cada matiz decomposto está dessa forma associado a uma determinada freqüência de radiação ou comprimento de onda.
- A cor, ou tom, é resultado da existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não haveriam cores, à excepção do preto que, é exactamente a ausência de luz. O preto é resultado de algo que absorve toda a luz e não reflecte, o branco resulta de algo que reflecte toda a luz, logo é a existência de luz.
- Assim, poderíamos dizer que o branco e o preto não são exactamente cores, mas antes características da luz.
-Isaac Newton, em 1666, fez uma experiência onde verificou que a luz do Sol, tinha grande influência na existência das cores, nomeadamente as cores do arco-íris. - De salientar a sua importância, na evolução das teorias para a explicação da natureza da luz, para explicar igualmente a cor que vemos nas coisas e compreender que estas se relacionam com a estrutura das substâncias que as constituem.
- A luz é pois, fundamental para a percepção da cor, uma vez que as cores só existem e só são vistas pelos nossos olhos, com a presença da luz. Assim, é essencial falar da cor-pigmento e da cor-luz.
- A cor-pigmento é a substância usada para imitar os fenómenos da cor-luz. Cores que podem ser extraídas da natureza, como materiais de origem vegetal, animal ou mineral, e que da sua mistura, através de processos industriais, surge o pigmento.
- A cor-luz, baseia-se na luz solar e pode ser vista através dos raios luminosos. A cor-luz, representa a própria luz, capaz de se decompor em várias cores.
- A cor está presente na nossa vida, em tudo que nos rodeia e é constantemente apreendida e assimilada por nós, seres humanos.
- Aparentemente, as diversas tonalidades de cor que conseguimos diferenciar, não são mais do que cores isoladas, no entanto, estas vão surgindo como combinações entre outras.
- Desta forma, e para que se compreenda melhor, como se compõem as cores que constituem o vasto leque de cores existentes, há que conhecer alguns tipos de cor fundamentais e que estão na base da existência de outras cores, tais como as cores primárias, as cores secundárias, as cores terciárias e as cores neutras, entre outras.
A "temperatura" das cores faz com que se distingam cores frias e cores quentes, mas os fundamentos para tal designação, são pois psicológicos.
- As cores frias, como o próprio nome indica, estão associadas à sensação de frio, e são essencialmente todas as cores que derivam do Violeta, Azul e Verde. São consideradas cores calmantes. - Associam-se à água, ao frio, ao gelo, ao mar, ao céu, às árvores, entre outras.
- As cores quentes, estão pois associadas a sensações completamente opostas àquelas que as cores frias transmitem. - Assim, as cores quentes associam-se às sensações de calor, adrenalina. São consideradas cores excitantes.
- As cores quentes são todas aquelas que, no circulo das cores primárias derivam das seguintes cores:Amarelo, Laranja e Vermelho. - Estas cores associam-se ao sol, ao fogo, a vulcões em erupção, entre outras.
- O branco, o preto e o cinzento são tidas como cores neutras. - Na realidade assim se chamam pela sua origem . - O branco é a soma de todas as cores e implica a presença de luz. - O preto é oposto ao branco, significa total ausência de luz e aparentemente, não deriva de qualquer cor. - O cinzento, ou os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, do branco com o preto. - As cores neutras não se afirmam muito, por si só. - Ao misturar uma das diversas cores com o branco, o resultado será sempre uma cor clara. O oposto acontece quando se mistura uma cor com o preto, pois o resultado será sempre uma cor escura.